Servidores da UFSC interditam Reitoria

O técnicos-administrativos em Educação (TAEs) da UFSC interditaram na manhã desta quarta-feira (16) o prédio principal da reitoria do campus de Florianópolis. A ação faz parte da greve da categoria, que entrou em seu 23° dia.

Os grevistas fecharam as entradas do prédio às 6h e colaram cartazes com suas reivindicações na fachada. Os técnicos pedem aprovação de jornadas de 30 horas por semana em turnos de 6 horas, estruturação do plano de carreira da categoria e apuração das denúncias de assédio moral contra trabalhadores.

Segundo previsão do Sindicato, a reitoria deve permanecer fechada durante o dia todo. Na quinta-feira (17), as atividades voltarão ao normal. A decisão de fechar o prédio foi tomada pelo comando local de greve e não foi discutida pela assembleia dos grevistas realizada ontem.

De acordo com um dos coordenadores do sindicato, Celso Martins, as assembleias têm servido apenas para atualizar os TAEs locais sobre a situação da greve nacional, que vive um impasse. Parte dos sindicatos locais que compõem a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) não concorda com a paralisação. “A greve está estagnada, parada. Ultimamente não tem nenhuma decisão para a gente discutir”, disse Martins em frente ao prédio da reitoria.